Escola de Infantes e Cadetes

A Escola de Infantes e Cadetes nasceu a 6 de março de 2010, com a primeira instrução. Encontrando-se subdividida em duas categorias coordenadas pelo Subchefe Luís Ventura, dependendo hierarquicamente do 2º Comandante Ricardo Soares.

O recrutamento para a Escola de Infantes é feito de entre indivíduos com idades entre os 9 e os 13 anos.

O recrutamento para a Escola de Cadetes é feito de entre indivíduos com idades entre os 14 e os 16 anos.

Aos infantes e cadetes é vedado o exercício de atividade operacional e integram a apólice de seguro do quadro de reserva do Corpo de Bombeiros

Atividades realizadas

Desde 2010 que a EIC realiza algumas atividades no âmbito da proteção e socorro, destacando-se:

• Visita ao Centro de Meios Aéreos de Santa Comba Dão;
  • Visita ao Museu do Bombeiro, em Lisboa;
  • Visita ao Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria;
  • Colaboração nas operações de limpeza da Lagoa de Óbidos;
  • Acampamento na Foz do Arelho;
  • Concurso Nacional de Manobras em Lisboa;
  • Concurso Nacional de Manobras em Aveiro;
  • Concurso Nacional de Manobras em Vila do Conde.

Objetivos

A EIC destina-se a promover a instrução inicial para um possível ingresso na carreira de Bombeiro, formando estes jovens nas temáticas da proteção e socorro, ao mesmo tempo, procurando fazer com que estes se tornem cidadãos conscientes, fomentando-lhes valores morais e éticos de cidadania.

Horários

Quinzenalmente das 14h00 às 16h15 (Sábados), conforme plano de formação, podendo haver alguma alteração;

Atenção: Após 15 minutos do términus da instrução, a responsabilidade pelos cadetes e infantes é dos encarregados de educação.

Critérios de admissão

• Estar inscrito como associado;
  • Pagamento da joia de inscrição no valor de 25€ primeiro ano, (que inclui a quota do primeiro ano), restantes anos quota anual de 10€
  • Entrega da ficha de inscrição com documentos solicitados.