• Associação

Associação humanitária Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha

Constituição

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha foi fundada em 1895 por um grupo de homens com o intuito de servir o seu semelhante. Com mais de um século de história, os Bombeiros Voluntários Caldenses são hoje um exemplo de humanitarismo, não só pelo serviço constante da cidade como também pelos múltiplos serviços que têm prestado de Norte a Sul de Portugal.

História

É peculiar o surgimento do primeiro serviço de bombeiros nas Caldas da Rainha: nos finais do século XIX, o Hospital Real das Caldas da Rainha estava dotado de serviços de incêndios com material adequado e pessoal preparado para operar. Bombeiros Caldenses foi o primeiro nome desta corporação, ligada ao hospital termal e a algumas fábricas locais, tendo um caráter mais particular que público.

Em 1894 surge uma Associação de Bombeiros Voluntários dirigida a toda a população e independente dos serviços do hospital.

"Teve logar no dia 29 do mez preterito, a grande assembleia geral dos habitantes das Caldas, que a convite da commissão promotora de tão sympathico movimento, como é o da creação da corporação de bombeiros, comissão composta pelos exmos. srs. José Maria Ludovice, Henrique Salles Henriques, Arthur Netto e João Luiz da Costa, se reuniu na sala do Club Gymnastico pelas 9 horas da noite...” - O Círculo das Caldas, 2 de Setembro de 1894.

A 14 de Setembro de 1895 foi fundada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.

Nos primeiros tempos de funcionamento, para além do combate a incêndios, a Associação prestava dois serviços de grande utilidade pública: um posto de primeiros socorros e um telefone público.

Em 1931, é criada a Caixa de Bombeiros, com a finalidade de apoiar os membros do Corpo de Bombeiros em caso de doença ou desastre que os impossibilitasse de trabalhar e de subsidiar despesas de funeral ou farmácia. Esta Entidade ainda se encontra ativa.

Em 1981, é inaugurado o atual quartel sede, que viria a sofrer obras de ampliação e melhoramentos, entre 1989 e 1997.

Atualmente, a associação tem mais de 12.000 sócios e o Corpo de Bombeiros dispõe de 120 bombeiros, divididos entre quadro ativo, fanfarra e escolas de estagiários e cadetes/infantes.

Assembleia Geral

Ocorrência
Ocorrência Local
Meios (Veíc.|Oper.)