• Atividades
  • Clube Ginástica
O Clube de Ginástica dos Bombeiros é o clube de ginástica com mais história em Caldas da Rainha.
Inserido na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Calda das Rainha tem acolhido, há mais de 60 anos, inúmeros professores, figuras referenciais das disciplinas gímnicas.
O saber e experiências acumulados fazem deste Clube uma casa onde a tradição se associa ao novo contexto das atividades, dirigidas agora para a saúde, educação motora, enfim, para um conjunto de experiências que resultam numa prática inclusiva, formativa, criativa e divertida.
O Clube de Ginástica dos Bombeiros formou milhares de crianças e jovens caldenses, fez-se representar em competições e em inúmeros saraus e exibições.
Atualmente é um clube de Ginástica para Todos, dedicando-se exclusivamente à vertente de representação e exibição das suas classes nos saraus em que participa.
Diariamente, as portas do ginásio Henrique Salles abrem-se para os nossos praticantes e para as inúmeras classes de Ginástica e Dança do clube: Bebés (a partir dos 12 meses), Crianças desde os 3 anos, jovens desde os 12 anos e Adultos (Ballet Fitness).

Venha experimentar! Venha praticar! Pratique pela sua Saúde!

ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

Não se sabendo ao certo a data do seu início, a ginástica dos Bombeiros das Caldas da Rainha remonta certamente aos primórdios da sua fundação (1895). A disciplina gímnica atravessou inúmeras gerações e acompanhou as diferentes tendências desportivas - ora as que tão bem caracterizavam o início do século XX, ora aquelas que emergiam do norte da europa e rapidamente alicerçaram os imperativos de um “estado novo” – mas não é esse o legado que a ilustra, nem tão pouco a memória das estórias daqueles que ainda recordam esses tempos. Seria uma tremenda injustiça falar da ginástica dos Bombeiros sem falar daqueles que lhes deram corpo e alma. Pois a disciplina gímnica atravessou o século passado graças ao prodígio mobilizador, pedagógico e carismático dos profissionais que semearam, fortaleceram e criaram as condições para que ainda hoje persista de uma forma dedicada à sua população. As memórias ainda frescas dos Professores Silva Bastos, Berjano, Augusta, Stélio, Favas, entre outros, bem como os recordados “saraus” no campo da Quinta da Boneca, Praça de Touros, no antigo quartel, ou mais recentemente no pavilhão da Mata e salão Cmdt. Henrique Sales, ilustram de forma inequívoca a importância, arrisco, secular, da ginástica dos Bombeiros para as gentes das Caldas da Rainha. Em termos desportivos, os primeiros campeões nacionais individuais e por equipas de Caldas da Rainha foram ginastas dos Bombeiros das Caldas, representando as suas cores e o seu emblema. Este é o legado da ginástica, perpetuado pelos vários corpos diretivos e responsáveis operacionais, tendo sido ela própria responsável pela formação desportiva de muitos dos efetivos do corpo operacional do passado e presente. É uma das marcas indeléveis que atravessa gerações e uma das pontes entre a atual Associação Humanitária e a sociedade civil. Caber-nos-á preservar esta marca acomodando-a aos novos desafios do futuro.

ÂMBITO

O Clube de Ginástica dos Bombeiros promove, desenvolve e dinamiza atividade física no quadro da Ginástica Para Todos.

OBJETIVOS

  • Promover, desenvolver e dinamizar as atividades gímnicas no quadro do leque de atividades desportivas oferecidas pela Associação aos seus sócios e demais população.
  • Afirmar o Clube de Ginástica dos Bombeiros como entidade responsável e competente para o desenvolvimento da Ginástica Para Todos.
  • Formar, educar e autonomizar os praticantes através das atividades gímnicas individuais e em grupo, transmitindo os valores indispensáveis para um desenvolvimento multilateral e pleno de experiências enriquecedoras do capital sócio-físico-afetivo.
  • Promover atividades que possam estimular e elevar os níveis funcionais das capacidades condicionais, coordenativas e aptidão física, na ótica da manutenção do estado de saúde, para bebés, crianças e jovens.
  • Estabelecer acordos, sinergias e protocolos com entidades externas, de modo a promover a ação das atividades gímnicas na formação, educação e desenvolvimento psicomotor dos jovens.
  • A longo prazo, fidelizar cada praticante que passou pelo Clube para a prática de atividade física no quadro da sua importância para a manutenção da aptidão física e como forma de garantir uma vida ativa saudável e participativa na esfera da cultura físico-motora.

Horário de funcionamento

  • 2ª e 6ª feira das 17h00 às 20h45
  • 3ª e 5ª feira das 18h00 às 20h45
  • 4ª feira das 18h00 às 21h00

Horário da secretaria

  • 2ª a 6ª feira das 09h30 às 13h00 e 14h30 às 19h00

Contactos

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Morada

   
  Rua 31 de Janeiro
  2500-118 Caldas da Rainha
  262 840 551

 

Contactos

 
  Telefone
  E-mail
Copyright © 1895-2019 • Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha • Todos os direitos reservados
Powered by [dp]Soluções